Instrução para Submissão

Os trabalhos serão submetidos exclusivamente por site: univille.br até a meia-noite (horário oficial de Brasília) do dia 03 de agosto de 2015.


- Os trabalhos deverão ser submetidos encaminhando o arquivo eletrônico com o trabalho diretamente na página do evento no site da Univille.

- Os trabalhos e os resumos expandidos que não estejam de acordo com as características e com os critérios técnicos exigidos pela Univille não terão sua submissão aceita.

- Interessados em submeter trabalhos poderão inscrever de um a três trabalhos. A contagem do número de trabalhos não distingue autoria de coautoria.

- Não será aceita múltipla submissão. O trabalho só pode ser encaminhado a uma Linha de pesquisa.
- Serão aceitos trabalhos submetidos em português e inglês.

- Somente serão aceitos trabalhos com redação e ortografia adequadas, pois a versão enviada será definitiva.
- No ato da submissão dos trabalhos deverá constar o nome de todos os autores por extenso no momento do envio. Não serão aceitas inclusões de autores após a submissão.

- Não serão aceitos trabalhos com número superior a 5 (cinco) autores.

- Antes de enviar os trabalhos e os resumos expandidos, certifique-se de que os arquivos não estejam infectados com vírus, examinando-os cuidadosamente, com antivírus atualizado. Trabalhos que não atendam a essa exigência serão excluídos.

- Recomenda-se que o tamanho do arquivo não seja superior a um megabyte, evitando-se trabalhos que requeiram softwares não contidos no Microsoft Office para sua completa visualização.

 

Formatação:

Para o Trabalho Completo


- CONTEÚDO DA PRIMEIRA PÁGINA (APENAS): Título do trabalho (com todas as palavras principais iniciando-se em maiúsculas); Resumo do trabalho até 100 palavras, no mesmo idioma do trabalho, não deverá ter abstract.

- Papel: A4 (29,7 x 21 cm)

- Orientação do papel: retrato

- Margens: superior - 3 cm; inferior - 2 cm; direita - 2 cm; esquerda - 3 cm

- Editor de texto: Word do Office 2003 ou posterior

- Fonte: Times New Roman, tamanho 12 em 100% e com espaçamento normal

- Espaçamento: simples

- Texto: justificado

- Páginas: o mínimo deverá ser 8 (oito) páginas e não deverá exceder 16 (dezesseis), incluindo resumo, tabelas, figuras, referências bibliográficas e notas de final de texto.

 
Para os trabalhos que forem submetidos como Relato Tecnológico, a formatação será a mesma, com exceção do número de páginas, que deve ter no mínimo 8 e no máximo de 12 páginas, incluindo as referências, apêndices e/ou anexos.


- Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito.

- Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.

- Tabelas, Quadros, Gráficos e figuras: De acordo com as normas da ABNT.

- Citações e referências bibliográficas: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da ABNT. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT.

 

Resumo:

O resumo deve conter no máximo 100 palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas simples. O resumo deve expressar de forma coerente e clara, os principais pontos do artigo. Deve ser precedido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por vírgulas, conforme demonstra o presente modelo.

Palavras chave: Artigo, formatação, regras.

 

Teóricos Empíricos:

1) Propósito central do trabalho (mínimo de 1200 caracteres com espaço e máximo de 1800)

2) Marco teórico (mínimo de 2400 caracteres com espaço e máximo de 3600)

3) Método de investigação se pertinente (mínimo de 1600 caracteres com espaço e máximo de 2400)

4) Resultados conclusões e suas implicações (mínimo de 2800 caracteres com espaço e máximo de 4200)

5) Referências bibliográficas: até 5 referências (considerar as mais relevantes para o resumo expandido)

 

Ensaios Teóricos:

1) Propósito central do trabalho (mínimo de 1200 caracteres com espaço e máximo de 1800)

2) Marco teórico (mínimo de 2400 caracteres com espaço e máximo de 3600)

3) Resultados conclusões e suas implicações (mínimo de 2800 caracteres com espaço e máximo de 4200)

4) Referências bibliográficas: até 5 referências (considerar as mais relevantes para o resumo expandido)

 

Casos para Ensino:

1) Contexto do Caso (Indicação do(s) local(is) e personagem(ns) central(is) (se existir) sob o ponto de vista do qual será descrita a história, associado a um determinado momento em que ocorre a situação organizacional/gerencial/individual a ser descrita): mínimo de 1200 caracteres com espaço e máximo de 1800.

2) História do Caso (Descrição do enredo e da trajetória de fatos importantes que vão culminar no dilema do Caso): mínimo de 2400 caracteres com espaço e máximo de 3600.

3) Dilema do Caso (Descrição clara e objetiva da situação problema que remete a uma tomada/análise de decisões): mínimo de 1600 caracteres com espaço e máximo de 2400.

4) Resumo das Notas de Ensino (Descrição sucinta dos objetivos educacionais, das disciplinas a que o caso de destina, das possíveis atividades/dinâmicas de discussão e análise do caso em sala de aula, indicação das questões de análise do caso, da bibliografia de suporte para análise do caso e o indicativo de possíveis alternativas de resolução do caso): mínimo de 2800 caracteres com espaço e máximo de 4200.

 

Relato Tecnológico:

1) Contexto e realidade investigados: indicação de informações e conteúdos relevantes para a identificação da organização/contexto do estudo; histórico e realidade da organização e/ou do setor pesquisado e principais características organizacionais ou do contexto (ex.: empresa, estado, município, etc.): mínimo de 800 e máximo de 1.600 caracteres.

2) Diagnóstico da situação-problema e/ou oportunidade: descrição sucinta da situação-problema e/ou oportunidade de melhoria/inovação vinculada ao contexto em análise (organização/governo/atores sociais envolvidos), indicando a utilização de diferentes abordagens teórico-científicas, privilegiando o rigor da investigação científica sem perder de vista o seu objetivo principal. Mínimo de 1.600 e máximo de 2.600 caracteres.

3) Análise da situação-problema e propostas de inovação/intervenção/recomendação: apresentação das possíveis alternativas para a resolução da situação-problema ou para a exploração/desenvolvimento da oportunidade de melhoria/inovação. Mínimo de 2.400 e máximo de 3.200 caracteres.

4) Contribuição tecnológica/social: contribuição da proposta para as organizações e/ou para a sociedade, com ênfase nos benefícios, oportunidades de melhorias e consequências das possíveis soluções ou desdobramentos da proposta de solução da situação-problema para a organização ou realidade estudada. Mínimo de 1.800 e máximo de 3.200 caracteres.


Normas para Trabalhos Convidados:

Apenas o Coordenador de Divisão poderá mandar um trabalho convidado para um dos Temas de Interesse da sua Divisão, devendo ser obrigatoriamente o primeiro autor. Poderá, adicionalmente, submeter para o processo convencional de avaliação até dois trabalhos para as outras Divisões.

 

Resultados/Anais

A Comissão de Avaliação divulgará o resultado sobre a relação de trabalhos selecionados até o dia 22 de agosto de 2014.

 

Formato das Apresentações

Os trabalhos selecionados serão apresentados em qualquer das formas a seguir:

Apresentação Tradicional

Com 15 a 20 minutos de apresentação para cada trabalho, seguida de debates imediatos ou ao final da sessão (a critério da coordenação). Nesta forma de apresentação, a plateia se distribui no usual layout de auditório. Utiliza-se videoprojetor.

 

Apresentação Interativa

Requer a leitura prévia de todos os trabalhos da sessão por parte de cada um dos autores/apresentadores, recomendando-se esse procedimento também aos membros da plateia. Com 10 minutos de apresentação para cada trabalho, todos serão seguidos por debates, promovidos pelo coordenador da sessão ao final de cada apresentação ou ao final da última apresentação. Nesta forma de apresentação, a plateia se acomoda em um layout de círculos concêntricos e não são utilizados equipamentos de projeção. A finalidade primordial deste tipo de apresentação é a interação entre os autores/apresentadores e a plateia. O layout e a dispensa de projetores visam a proporcionar caráter mais informal às apresentações.

 

Fórum
Os Fóruns constituem um espaço para debate de temas ou de questões específicas de interesse da comunidade acadêmica em Administração. O objetivo dos Fóruns é possibilitar maior integração e trocas entre os pesquisadores do mesmo tema, bem como, maior profundidade e mais tempo debate e geração de ideias. Cada Fórum é constituído por até 4 trabalhos aprovados que discutem a mesma temática. Os trabalhos são considerados textos em elaboração que serão beneficiados com o debate, assim como o público da sessão. Os trabalhos serão encaminhados pelos coordenadores da sessão a todos os autores da sessão, e serão previamente lidos pelos autores, evitando a necessidade de apresentação. Os coordenadores encaminharão também, antecipadamente, aos autores, um roteiro de questões transversais aos trabalhos e norteadoras do Fórum. Por este motivo, sugere-se ao público interessado nos Fóruns a leitura prévia dos trabalhos. Os coordenadores dos Fóruns são membros do comitê científico, líderes de tema e convidados pela coordenação da Divisão.

 

Normas
A decisão final quanto à forma das apresentações caberá às Coordenações Acadêmicas. A opção será feita, não em função da qualidade dos trabalhos, mas sim em decorrência das inter-relações entre os trabalhos aprovados e a disponibilidade de tempo/espaço. Assim, não caberá qualquer forma de recurso por parte dos autores em relação ao formato escolhido para suas apresentações.
Iinformamos que o não comparecimento a qualquer encontro realizado sob o patrocínio e no âmbito da Univille, para apresentação de trabalho aceito, implicará o impedimento do(s) autor(es) de submeter(em) trabalhos para qualquer encontro do ano corrente e subsequente.

 

Coordenação

O InterADM Univille é coordenado pelo Departamento de Administração e Assessoria da PrPPG que é composto pelo Chefe de Departamento, Vice-chefe de Departamento e Assessora da PrPPG:
Chefe: Luiz Carlos da Silva

Vice-chefe: Sílvio Rudnick

Assessora da PrPPG: Liandra Pereira

 

Informações Gerais

Os(as) autores(as) com trabalhos aceitos deverão providenciar transporte e hospedagem junto às suas instituições de origem e/ou em agências de fomento.


Outras informações podem ser obtidas com:

Secretaria do Departamento de Administração
(47) 3631-9137
admsbs@univille.br